Fiz vestibular para um curso que nem sabia pra onde ía, só sabia que cuidaria de crianças e que tinha psicologia nos 4 primeiros semestres, o que já me deixava muito contente! No primeiro semestre já tinha me apaixonado perdidadamente, todas aquelas teorias me deixavam ansiosa pela chegada da prática. Minha sala tinham pessoas maravilhosas, cada qual com características únicas.
É gostoso lembrar das matérias e suas contribuições, e olha que foram muitas e recheiadas de grandes professores, que mais tardes se tornaram amigos: Educação e meio ambiente, quando se falava em meio ambiente o que vinha na mente era uma árvore e mais nada; História da Educação, é cada mentira que os livros didáticos de história contam que "me deu nos nervos" quando descobri o contrário, fomos os pioneiros da Feira de Educação Paulo Freire, o que deu origem ao nosso nome "Turma da Ousadia" - ousados nos debates, nas iniciativas, participativos, criativos, únicos, turma elogiada por todos os professores, irreverentes, companheiros... - éramos Ousados; Introdução a Filosofia, ô matéria que deixou todo mundo confuso, já não sabíamos se cadeira era cadeira mesmo, grandes reflexões fizemos; Introdução a Sociologia, fizemos nosso primeiro portfólio, não foi fácil, todos os assuntos dados no semestre tinham que constar no portfólio em forma de resumo/comentário, o bom era descrever nossa história de vida, foram aulas repletas de debates quentes, de muitas criticas construtivas; Português Instrumental, foi a primeira vez que chorei em sala, minha equipe tinha ficado com a tipologia textual poema e eu fui a escolhida para declamar meu próprio poema, abri o "berreiro" em meio a leitura, quando olhei a sala tava toda chorando, foi ímpar esse momento; Psicologia da Educação, meu prazer, as teorias de Piaget, Vigotysk, Freud, Skinner... (sou fã da linha comportamental, acredito sim na transformação das pessoas e mais ainda de que tudo esta relacionado intimamente com o comportamento); Educação Física, acho que era a mais ativa da sala, cursei as 3 obrigatórias e 3 a mais, porque "Eu me remexo muito, eu me remexo muito" (Madagascar/filme) rsrs, fiz várias modalidades: capoeira(2x), dança, natação, dança do ventre e boxe; Linguística Aplicada a Alfabetização, foi a primeira fez que saímos de fato das 4 paredes da UESB, demos aula a professores, criamos banner, viajamos, um frio na barriga ao ministrar as aulas, foi perfeito; Métodos e Técnicas da Pesquisa, ô matéria que fez a gente passar raiva, confudia mais que ajudava, ouvir a seguinte frase quando falei que estava sem tempo "E para que serve a madrugada?"(autor conhecidíssimo) rsrsrs; Estatística Geral, odiava com todo o meu ser, aulas chatas "retadas", eu já não gostava de matemática, só fez piorar essa situação, a parte boa era que eu filava quase todas na biblioteca; Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, fiquei doida foi aí, era tanta verba que a educação recebia e por que cargas d'água não melhorava? me indignava; Antropologia, estudar sobre o homem e sua origem é sem dúvida fantástico; Didática, aprendi muito pouco sobre os assuntos da matéria, até porque quase não foram dados (me fizeram falta esses subsunssores), porém sobre tipos de religiões e vida particular dos docentes tô sabida, era um bate-papo "legal" na aula; Realidade Brasileira, foi um mangue começamos com uma professora e graças a Deus acabamos a matéria com um professor rsrs; Educação Sexual, dúvidas e mais dúvidas e tabus foram discutidos; Ciência Política, bons debates, leituras instigantes e acirramentos políticos; Inglês Intrumental, confeço que não me motivava muito; Educação Infantil, minhas participações em projetos como Brinquedista na creche Casinha do Sol me deram um contato com a organização e funcionamento de uma creche, bem como sua verdadeira função; Educação de Jovens e Adultos, participei de um projeto no qual fui dar aula no presídio como alfabetizadora, área do semi-aberto feminino, minha sala lotava, foi uma experiência única, noivei de fato com Pedagogia; Metodologia da Alfabetização, as fases do desenho me encantaram, aulas prazerosas tivemos; Currículos e Programas, aulas de muitas discussões em todos os sentidos, porém enriquecedoras; Cont. Met. do Ens. Fund. de História, enorme o nome, tive que "pescar" aqui, foi a nossa viagem ao Brasil, literalmente, visitamos cidades do recôncavo baiano, aprendemos metodologias de ensino muito significativas; Pratica da Pesquisa Educacional, uma verdadeira dor de cabeça, o que escolher para tema de monografia? e orientador? vai ter que mudar o tema? correção de novo? ta bom? não ta bom?; São muitas matérias todas contrubuíram de forma bastante peculiar... Avaliação da Aprendizagem, Cont. Met. do Ens. Fund. de Língua Portuguesa, de Ciências, de matemática, de geografia (viagens, dinâmicas, seminários, como palestrar, posturas), ética (boas reflexões), estágio supervisonado/educação infantil (verdadeira prova de fogo, aí sim tem "pano pra manga")... e agora Educação Especial, Elaboração de trabalho monográfico e Estágio/ ensino fundamental que serão também disciplinas essenciais para o aprimoramento do meu curso.
Lembrei de muita coisa que pensei ter esquecido, foi importante essa reflexão, vontade de escrever muito mais... cada momento na UESB foi ímpar, cada semestre, cada calourada esportiva, cada palestra, cada debate, cada liderança de sala, cada evento acadêmico deixou marcas para uma vida inteira. Tive momentos difíceis, vontade de trancar o curso, chateações, sempre fui muito contestadora (uma das minhas caracteristicas marcantes) acho que essa postura me ajuda/ajudou a realizar mudanças, a quebrar tabus, ao conhecimento, porém criaram muitos conflitos, fiz muitos amigos em sala e na Universidade/em outros cursos, alguns que levarei para vida toda... saio com um pesar desse curso, pra ser sincera não vejo a hora de me formar, vejo a turma como menos Ousada que antes, mais ríspida, agressiva, cansada, desunida, num estado de suportar o outro e não de entender o outro e de respeitar o outro. O bom é saber que estou saindo casada com a Pedagogia, casada com a sede de conhecimento, casada com a mudança, casada com o prazer de ensinar, casada em respeitar os mais diversos tipos de saber... seria legal se o curso tivesse o 9° semestre, é só uma idéia, mas ajudaria muito o graduando, pois esse semestre seria só para a regência: os dois primeiros meses seria de reflexões a cerca do estagio e elaboração do projeto, mais dois para o estágio e dois (que na verdade é um) para a entrega e orientação do relatório. Eu experimentaria tudo outra vez!!!
"Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente." (Skinner, 1969, p.viii)
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